Como começar um trabalho da igreja de Cristo onde você mora?

Você está morando longe do prédio da igreja, você se mudou para uma cidade que não tem uma igreja de Cristo nem sequer no Estado todo. Você está indignado com as denominações e a falta de respeito com a Palavra de Deus. Você entende que a semente de plantar igrejas está no seu coração. Que bom, porque tem que começar primeiro com você! Você é um membro do corpo de Cristo, então a igreja já está aí onde você mora. Se você está com a sua família, nada melhor do que a igreja será aceitável. Comece o culto com a sua família.

Começa em Você

Se você vê a necessidade de começar uma igreja de Cristo onde você está, tem que começar com você. Qual a sua qualificação para começar o trabalho? Não, não estou falando sobre título ou cargo, nas igrejas de Cristo isso não tem o mínimo valor. Analise o seu coração de acordo com a Palavra de Deus:

“ANTES, SANTIFICAI AO SENHOR DEUS EM VOSSOS CORAÇÕES; E ESTAI SEMPRE PREPARADOS PARA RESPONDER COM MANSIDÃO E TEMOR A QUALQUER QUE VOS PEDIR A RAZÃO DA ESPERANÇA QUE HÁ EM VÓS” – 1 PEDRO 3:15

Se não é só você, mas também sua esposa e filhos e também seus familiares e vizinhos acreditam que em seu coração Deus é santificado e que você tem respostas satisfatórias, então isto te qualifica para começar um trabalho da igreja onde você mora.

Tão importante quanto ter Deus santificado em primeiro lugar no seu coração e ter respostas para a razão da esperança que você mostra na vida, é saber responder. A forma de responder é que faz com que a porta dos corações e mentes se abram para a palavra de Deus e convença as pessoas. Você deve se preparar constantemente até ao ponto que, não por acaso, você esteja pronto para falar de Cristo com autoridade como quem anda com Ele:

“TENDO UMA BOA CONSCIÊNCIA, PARA QUE, NAQUILO EM QUE FALAM MAL DE VÓS, COMO DE MALFEITORES, FIQUEM CONFUNDIDOS OS QUE BLASFEMAM DO VOSSO BOM PORTE EM CRISTO” – 1 PEDRO 3:16

Você tem que saber falar de Cristo com boa consciência, isto é, o que você fala, você é e pratica. Você tem que falar sobre Cristo com mansidão nunca procurando humilhar os que contradizem ou falam mal do bom comportamento que você tem em Cristo. Você tem que falar de Cristo com temor, isto é, com respeito por Deus e pelas pessoas. O que adianta ganhar as discussões e perder a oportunidade de entrar com o evangelho no coração.

Siga o Padrão

Se você quer começar um trabalho da igreja de Cristo onde você mora, você deve saber que as qualificações para presbíteros é o padrão, isto é, o exemplo de como todos os membros do corpo de Cristo devem ser. Para começar um trabalho de sucesso da igreja de Cristo você deve buscar a perfeição. Não que você vá alcançar, mas a busca é muito mais que todo o mundo, inclusive entre a irmandade, tem feito.

Leia e releia as cartas de Paulo a Timóteo o Tito. Lá você vai encontrar um padrão de comportamento e todas as direções de como a pessoa de Cristo se materializa em nossos corpos. Você vai aprender também como deve guiar a igreja de Cristo como servo fiel.

Aprenda a Ensinar

Antes de subir num púlpito você deve saber ensinar o evangelho e convencer a pessoa do pecado, da justiça e do juízo. Não você, claro, mas o poder de Deus em você que é o Espírito Santo. Ele quer usar você. Aprenda a sentar com uma pessoa, abrir a Bíblia e ensinar o que ela precisa como fundamento básico da sua vida. Vários cursos bíblicos estão disponíveis gratuitamente para você usar e aplicar o poder do evangelho primeiro em você. Um dos requisitos necessários para servir a Deus melhor é saber ensinar (1 Tm 3:2). Baixe um curso gratuito para você imprimir, dar uma cópia para a pessoa com a qual você vai estudar e ajudar ela ler e compreender a Bíblia.

Comece Um Grupo de Estudos

Uma das melhores formas de começar um trabalho da igreja de Cristo onde você mora é através da sua casa. Basta você ensinar uma pessoa e levá-la a conhecer e obedecer o Evangelho. Comece um grupo de estudos. Se não sabe por onde e nem como começar, aproveite os livros produzidos especialmente para grupos pequenos pela Resgate Editora. Além de dicas como começar e dirigir um grupo pequeno, você terá aulas dinâmicas e prontas para isso.

Se você consegue começar um grupo pequeno e fazê-lo crescer e multiplicar, então você está demonstrando qualificação para começar um trabalho de sucesso da igreja de Cristo.

Depois continue ensinando todas as coisas que Jesus ordenou, inclusive fazer discípulos e repetir o que você mesmo começou a fazer com aquela pessoa. No primeiro ou até o segundo ano será só você ensinando o evangelho. O próximo passo será você e a pessoa que você ensinou compartilhando o evangelho com outros dois. No máximo seis anos depois serão 6 pessoa fazendo o mesmo trabalho. Digamos que o trabalho da igreja que você começou multiplique-se a cada dois anos. Ficaria assim como na tabela abaixo:

Já pensou uma congregação da igreja de Cristo com 14 anos e 192 pessoas? Sim, isso é possível se cada pessoa fizer sua parte. Tá, nem todo mundo tem o dom de ensinar, mas evangelizar é para todos os membros do corpo de Cristo, sim! Este método está disponívelpara você conhecer e aplicar no seu trabalho.

Já que a igreja vai crescer, e esta é a sua natureza, planeje em não ficar em casa como filosofia de vida da igreja. Deixe a igreja crescer explosivamente, como diria o irmão Charley Huffman.

Busque Apoio

Se você faz parte de uma congregação na sua cidade, busque o apoio dos irmãos. Conselhos são importantes. Se você vê que os irmãos não te aconselham a começar, não desanime, prepare-se mais para convencê-los a te apoiar numa próxima oportunidade e te enviar para começar a igreja. Mas nada te impede de começar já na sua casa e chegar a tal ponto que é necessário ter um culto no seu bairro.

Conclusão

A igreja existe onde você está. Não seja tímido, pois não foi este o Espírito que recebemos! Ore, estude, converse, evangelize, aconselhe, seja um bom pai, seja uma boa mãe, tenha um comportamento tal que convença primeiro a sua própria família, porque aquele que não cuida da família, principalmente os da própria casa, tem negado a fé e é pior que o descrente (1 Tm 5:8) e, é o seu papel como membro da sua família que o qualifica para cuidar da igreja de Deus (1 Tm 3:5).

Finalmente, você não vai procurar imitar as igrejas por aí (denominações). Você sempre vai procurar o que a Bíblia diz e nós estaremos aqui para te ajudar a saber o que a Bíblia diz. Usemos uma desvantagem da Internet a nosso favor, ela sempre aproxima os que estão longe a afasta os que estão perto. Nos aproxime de você para que possa também aproximar os que estão perto.

Mais instruções e recursos você pode ter também através de leituras bíblicas e saudáveis. Você pode ler o livro “Como Se Tornarum Cristão Fiel” inteiro online. Você vai aprender até como fazer o pão da ceia, que deve ser praticada todos os domingos.

Novamente lembramos: estaremos aqui para te ajudar e nossas respostas tendem ser bem rápidas. Deus te abençoe plantando a semente da Palavra de Deus no terra onde você mora.

Agora, se você realmente quer plantar igrejas começando onde você está, inscreva-se para saber mais sobre o Colheita Brasil. CLIQUE AQUI.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *