Atos da Colheita – Abril 2022

Meus super-heróis

Todos os dias parece que há outro filme de “Super-Herói” estreando nos cinemas. Qual será o próximo tipo de humano ou animal que tentarão transformar em um super-herói? Mas eu quero falar de alguns verdadeiros heróis com os quais eu, Carol, Mauro e Marilda passamos um tempo juntos recentemente.

Estou falando dos membros de uma equipe missionária que está sendo formada, treinada e em breve irá para Boa Vista – RR, e uma outra equipe que irá a uma capital ainda a ser definida no futuro. Eu não admiro estas pessoas por causa de alguma força mágica ou habilidade estranha que eles têm, mas por causa do poder de Deus que está operando neles. Não é por causa de algum estranho acidente ou experimento científico que eles têm poder. É pela fé no Deus Único e Verdadeiro que eles estão fazendo o que testemunhamos em suas vidas.

Por exemplo, pela fé, quando chamados, esses irmãos e irmãs, com suas famílias, obedeceram e partiram para um lugar que ainda nem conheciam. Pela fé eles reconhecem que são apenas estrangeiros e peregrinos nesta terra. Pela fé eles tem certeza que AQUELE que prometeu estar com eles, abençoá-los e dar-lhes força é FIEL para sempre. Por esta razão, Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles.

E não estou falando apenas dos membros das novas equipes missionárias com quem passamos um tempo nas últimas semanas. Falo também sobre a multidão de heróis, os servos fiéis reunidos em torno dessas equipes missionárias, que pela fé estão obedecendo ao chamado a se doar generosamente para este trabalho. Há também aquelas centenas de membros – irmãos e irmãs – que servem em suas congregações e os membros que apoiam o trabalho que são tantos, que seria impossível citar os nomes. Pela fé estas pessoas, confiaram nas promessas de Deus e disseram: “Sim! Enviaremos e cuidaremos desses obreiros para irem anunciar Cristo, não porque somos capazes, mas porque Aquele que nos chamou é FIEL. ELE prometeu nos abençoar e estar conosco para sempre”.

Isso soa familiar? Deveria. Esses membros da equipe e todos vocês que os apoiam são como outra multidão bem conhecida, aqueles que encontramos em Hebreus 11. Nós olhamos para eles como nossos exemplos, nossos heróis de fé. Lembrem-se, pela fé nós devemos deixar de lado tudo o que nos impede e correr a corrida com perseverança, mantendo os olhos fixos em Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé.

Daniel Morgan

Atos da Colheita – Maio 2022

Projetados pela vontade de Deus.

O ENOC deste ano, nos fez refletir sobre o retorno as atividades e que precisamos voltar com ânimo e com muita alegria no serviço à Deus. Quando cristãos saem da prisão… dão assistência aos que necessitam de atenção e cuidado (Assistência aos discípulos).

E é exatamente o que a Colheita Brasil faz.

Quando avançamos em nosso entendimento de quem Deus é, e do que Ele fez por nós, é automático que surja um desejo de servir à Deus verdadeiramente. Mas nem sempre sabemos como fazer isso de forma prática em nosso dia a dia, não é mesmo?

O amor ao próximo é tão importante que Jesus fez questão de enfatizá-lo em sua passagem pela Terra. Esse é um ensinamento muito importante que devemos carregar, já que é uma forma direta e clara de agradar ao Pai no nosso dia a dia. O servo de Deus deve reconhecer que sem a ação do Espírito Santo e sua total submissão à vontade do Senhor nada poderá acontecer.

Na Epístola à Filemom, principalmente no versículo 11, Paulo faz um jogo de palavras com o nome de Onésimo, descrevendo-o como aquele que “antes te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim”. Com isso Paulo estava salientando que, como um escravo rebelde, Onésimo não havia sido útil à Filemom, mas como tinha se arrependido de sua rebeldia devido à transformação do Evangelho em sua vida, tornando-se obediente à Cristo, agora Onésimo havia se tornado útil tanto para Paulo como para Filemom.

Todos nós somos “Onésimos”. Escravizados pelo pecado, todos nós andávamos errantes, perdidos, com sentença de condenação sobre nossas cabeças, agora, fomos encontrados, libertados, e perdoados, por intermédio de Cristo. Então, veja que até nossa capacidade de servir a Deus vem dele – nossos talentos, recursos e força.

Quando servimos, estamos fazendo o que fomos projetados para ser, úteis.

Mauro Francisco