Acreditamos que a igreja pode e deve crescer. Pensamos nisso o tempo todo e este ministério é para fomentar o crescimento através do incentivo aos irmãos. Sendo assim, compartilhamos abaixo um capítulo do livro do irmão Charley Huffman que tanto trabalhou para o crescimento da igreja. No livro você vai encontrar muitas outras ideias, dicas e estratégias para a sua congregação crescer. Oramos para que este artigo seja útil para o seu ministério e congregação.

1. Acreditar que é vontade de Deus

Deveria ser óbvio, então, que a primeira coisa essencial para termos crescimento rápido nas igrejas seria acreditar que é a vontade de Deus. Se não acreditarmos nisso, não vamos trabalhar para termos crescimento rápido, e consequentemente isso não vai acontecer. Já mostramos claramente na Bíblia que é a vontade de Deus. Devemos acreditar na Palavra de Deus e obedecer a vontade de Deus. Em 1 Coríntios 9:19-22 Paulo mostrou como ele se tornava “tudo para com todos, com o fim de salvar alguns”. Em vs. 23 ele disse: “tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele”. Depois ele diz:

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina, aqueles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta, assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (vs. 24-27).

Ele está dizendo que o trabalho de evangelismo seria como atletas que treinam e trabalham duramente para tentar alcançar um prêmio corruptível, e que nós deveríamos fazer a mesma coisa para não sermos desqualificados e perder a coroa da vida eterna. Irmãos, o evangelismo é uma coisa muito séria; uma coisa essencial para os cristãos alcançarem a vida no Céu. Sim, é a vontade de Deus que trabalhemos duro e façamos tudo o que for possível para ganharmos muitas almas e termos crescimento rápido em nossas igrejas.

2. Desejo

A segunda coisa essencial é termos um desejo forte para crescimento rápido. Muitos irmãos acreditam que é a vontade de Deus termos crescimento rápido, mas não estão tendo aquele crescimento porque não têm um desejo forte de tê-lo. Estão acomodados, à vontade, preguiçosos e sem compromisso. Não têm o coração de Deus que quer que todos sejam salvos. Não têm o coração de Cristo que veio buscar e salvar o que estava perdido, que andou por toda a terra da Palestina buscando almas, e que finalmente deu sua própria vida para salvá-los. Não têm o espírito dos doze apóstolos, que foram espancados, presos, e ameaçados de morte, mas não deixavam de pregar diariamente no templo e de casa em casa. Não têm o desejo ardente do apóstolo Paulo, que sofreu tantas coisas, mas pregou o evangelho de tal forma que não havia mais lugar em toda aquela terra onde ele não havia pregado, queria partir, então, para a Espanha, que era o fim do mundo naquela época. Não têm o espírito dos cristãos primitivos, que foram presos, mortos pela espada, mortos pelas feras na arena, decapitados e queimados vivos, mas não desistiram de pregar a palavra e ganhar almas. Se tivermos um desejo forte como nestes exemplos, a igreja vai crescer rapidamente. Em Apocalipse 2 e 3 Jesus repreendeu as igrejas que não estavam mais com o compromisso sério de servir a Ele e crescerem. Éfeso tinha abandonado seu primeiro amor e teria que voltar a fazer as primeiras obras ou seu candeeiro seria removido. Sardes tinha um nome de que estava viva, mas na realidade estava morta e tinha que consolidar o resto que estava para morrer, ou Cristo viria como um ladrão para puni-los. Laodicéia não estava nem quente e nem fria, mas morna, e por isso, Cristo estava com vontade de vomitá-los da sua boca se não se arrependessem. E sua igreja, irmão ou irmã, como está? Está evangelizando de todo o coração e crescendo, ou tem deixado seu primeiro amor, ou está morna ou morta? Será que pessoas numa igreja assim serão salvas? Só se estiverem fazendo diferente da maioria e trabalhando duro para servir a Cristo e ganhar as almas perdidas.

3. Acreditar que é possível

Em terceiro lugar, temos que acreditar que crescimento rápido seja possível. Muitos irmãos foram convertidos em igrejas que não crescem, nunca experimentaram crescimento rápido, tentaram algumas coisas que não deram resultados, e então decidiram que é impossível ter crescimento, muito menos crescimento rápido. Tantas congregações estão estacionadas há anos e não conseguem crescer mais, e os líderes já não acreditam mais na possibilidade de crescimento. Por isso os membros também não acreditam. Mas tenho notícias maravilhosas! É possível que qualquer igreja cresça, e cresça rapidamente. Neste livro você verá que é possível. Vamos ver muitíssimos exemplos de igrejas que tiveram crescimento muito rápido e vamos mostrar como ter crescimento assim.

4. Saber Como

Em quarto lugar, temos que saber como. Sei que muitos irmãos querem crescer, e tentam crescer, mas não têm sucesso, porque não sabem como crescer. Em qualquer campo de trabalho ou atividade, há uma maneira correta de fazer aquilo, e há também muitas maneiras erradas. Fazendo do jeito errado, não se obterá bons resultados, mas da maneira certa, haverá sucesso. É por isso que estudamos nas escolas e universidades e que trabalhamos como estagiários em muitas profissões, porque queremos aprender a maneira correta de fazer o que decidimos fazer. Na Igreja não é diferente. Há um jeito certo de trabalhar que traz crescimento rápido, e há muitas maneiras erradas de trabalhar que não trazem crescimento. Por isso, continue lendo este livro, e outros livros, e estudando o crescimento da igreja, para aprender o jeito certo. Assim você pode ter crescimento explosivo.

5. Obedecer a Deus e Dedicação

Em quinto lugar, temos que obedecer a Deus e nos dedicar ao trabalho com muito compromisso. Temos que ter paixão pelas almas e pelo crescimento da igreja. Temos que ter fome ardente para fazer a vontade de Deus. Temos que deixar de ficar acomodados e à toa e nos dedicar à obra de todo o nosso coração e de toda a nossa alma. Este livro não ensina alguma forma mágica de fazer a igreja crescer rapidamente sem muito trabalho, esforço e luta. Mas ensina uma maneira de fazer a igreja crescer rapidamente para quem acredita que é a vontade de Deus, que tem um desejo ardente, que acredita na possibilidade de crescimento rápido e que está disposto a se dedicar e trabalhar de todo o coração. Que Deus abençoe que você seja uma destas pessoas, amado leitor. Mas antes de eu mostrar como podemos ter crescimento explosivo, há mais alguns conceitos que devemos entender.

Do livro: “COMO CRIAR UMA EXPLOSÃO DE CRESCIMENTO NA IGREJA” de Charley Huffman – Resgate Editora – www.resgatelivros.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *